:: SBRAFH: Minhas Memórias
 

Dra. Shirley Frossi Keller, ao receber o Prêmio Sérgio Lamb 2012
Uma trajetória premiada pelo Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul


SHIRLEY FROSI KELLER
17/10/2012

Minha trajetória na Associação Hospitalar Moinhos de Vento iniciou com o estágio curricular em 1996, fui contratada em 1997 e em 1999, assumi a Liderança e a Responsabilidade Técnica pelo Processo Medicação no Hospital.

A Farmácia Hospitalar do Hospitalar Moinhos de Vento vem conquistando seu importante espaço profissional desde o ano 2000, quando iniciamos os preparativos para a Certificação de Acreditação Hospitalar, neste período éramos 5 (cinco) farmacêuticos, 4 (quatro) na Operação e 1 Responsável Técnico fazendo a gestão do processo medicação na Instituição. A Assistência Farmacêutica era feita entre 07h e 23:30h de segunda a sexta-feira. Nos feriados e finais de semana apenas 1 farmacêutico fazia o plantão de 9h 50min/dia, porém a estrutura da farmácia funcionava 24h e 7 dias/semana, totalizando neste período, 30 colaboradores entre Auxiliares de Farmácia, Contínuos e Farmacêuticos para atender os aproximadamente 200 leitos da época.

“A evolução histórica da Farmácia Hospitalar no Hospital Moinhos de Vento está relacionada diretamente a busca permanente pela qualidade assistencial desta instituição, não sendo possível dissociá-la”.

Em 2002 fomos Certificados pela Acreditação JCI pela primeira vez, após fomos recertificados em 2005, 2008 e 2011.

Desde a primeira certificação o quadro de farmacêuticos vem crescendo e a Assistência Farmacêutica sendo aprimorada a cada dia. A evolução se deu na seguinte ordem cronológica:

- Em 2002: 5 farmacêuticos – Mudanças de impacto: Monitorização de Interações Medicamentosas, Validação dos Serviços de Terceiro, Validação de medicamentos de uso próprio, monitorização de RAM, de Interações Medicamentosas e foi incluso o KCl injetável como medicamento de Alto Risco;

- Em 2005: 7 farmacêuticos - Mudanças de impacto: Orientações de Alta, Educação de Pacientes e Familiares, Controle de Amostras Grátis, Identificação/Controle de uso do Cloreto de Potássio injetável, Monitorização de RAM e de Interações Medicamentosas. Criação da primeira Farmácia Satélite no Centro de Oncologia do Hospital;

- Em 2007: Criação da segunda Farmácia Satélite do CTI Adulto e implantação da Rastreabilidade em 100% dos medicamentos;

- Em 2008: 10 farmacêuticos - Mudanças de impacto: Capítulo Exclusivo para o Gerenciamento e Uso de Medicamentos, fortalecimento da Farmácia Clínica – avaliação das prescrições antes da dispensação, avaliação quanto a pertinência do medicamento e indicação clínica do tratamento, avaliação e monitorização de novos medicamentos de alta vigilância, orientação sobre cuidados com medicamentos na alta hospitalar, Assistência Farmacêutica nos estoques satélites, rastreabilidade de medicamentos, Contratação de Farmacêutico para o Centro Cirúrgico e Criação da terceira Farmácia Satélite do Centro cirúrgico;

- Em 2009: 13 farmacêuticos – Mudanças de impacto: aperfeiçoamento da Farmácia Clínica;

- Em 2010: 18 farmacêuticos – Mudanças de impacto: aperfeiçoamento dos Processos e da Farmácia Clínica, Farmacêutico 24h, Implantação da Produção por Dose Unitária de Medicamentos Líquidos Orais/Enterais. Implantação do Primeiro Dispensário Eletrônico Pyxis no Centro Obstétrico;

- Em 2011: 21 farmacêuticos - Mudanças de impacto: ampliação do nº de medicamentos de alta vigilância monitorados na Instituição, Implantação do Processo de Reconciliação Medicamentosa, Reforço das 6 metas internacionais de segurança (capitulo exclusivo) no manual da JCI, Implantação de mais 5 dispensários eletrônicos em áreas assistenciais, Implantação da automação da dispensação com armários eletrônicos verticais tipo Carrossel, Reforma e ampliação da área física da Farmácia (dobrou de área), Centralização de todo estoque de medicamentos na Farmácia Central, Implantação de um setor de Garantia da Qualidade na Farmácia para cuidar do processo de Recebimento, Quarentena do estoque, Etiquetagem/unitarização por código de barras, Estoque para Distribuição interna. Criação da quarta Farmácia satélite na Maternidade, da quinta Farmácia Satélite na Emergência e da sexta Farmácia Satélite no Pronto Atendimento Restinga (filantropia);

- Em 2012: 25 farmacêuticos - Mudanças de impacto: Automação de mais 7 estoques com Dispensários Eletrônicos no segundo semestre/12 com a contratação de um farmacêutico exclusivo para o processo de Automação na Farmácia Hospitalar, Consolidação do processo de automação de estoques e Certificação de aprendizado dos usuários nos Dispensários Eletrônicos. Criação da sétima Farmácia Satélite na Unidade Clínica do Shopping Iguatemi.

A perspectivas futuras:

- Encerrar o ano de 2012 com a produção via Dose Unitária de 6 soluções padrões contendo concentrados eletrolíticos (medicamentos de alta vigilância), para com isto viabilizar a implantação de processo de dupla conferência no preparo e administração dos medicamentos de alta vigilância;

- Em 2013, pretendemos iniciar com a produção de mais algumas soluções injetáveis via Dose Unitária, expandir a checagem na beira do leito com palms para algumas unidades de internação, ampliar a atuação do farmacêutico clínico na beira do leito;

- Implantar Residência em Farmácia Hospitalar;

- Intensificar o processo de educação e treinamento das equipes assistenciais para a notificação de quase-falhas e eventos adversos com medicamentos, minimizando danos aos pacientes.

Atualmente o hospital conta com 376 leitos, o quadro de colaboradores sob Gestão da Farmácia Central é de 115 colaboradores, entre Auxiliares de Farmácia, Contínuos, Farmacêuticos e Acadêmicos de farmácia.

O exercício profissional na farmácia hospitalar vem conquistando os farmacêuticos, pela polivalência e a capacidade de combinar conhecimento técnico, clínico e administrativo. O farmacêutico hospitalar tem sido o responsável pelo reconhecimento da importância da categoria nas equipes multidisciplinares de saúde através de suas habilidades em revelar os melhores caminhos a serem trilhados neste universo que é o Gerenciamento e Uso de Medicamentos.

Sinto-me muito gratificada e feliz pelo reconhecimento através do recebimento do prêmio Sérgio Lamb do CRF/RS, ocorrido no dia 28/09/12 e, principalmente, de fazer parte da evolução e da história da Farmácia Hospitalar no Brasil.

Segundo Steve Jobs, devemos ser uma referência em qualidade... “Algumas pessoas não estão habituadas a um ambiente onde a excelência é o esperado”.

Finalizando, cada paciente necessita da excelência e da segurança das melhores práticas assistenciais. Nós farmacêuticos temos muito a contribuir com este objetivo.

COMENTÁRIOS SOBRE ESTE TEXTO

Parabéns pelo excelente trabalho que desenvolve junto com toda a equipe, sucesso sempre!!

09/02/2013 - ADRIELI SUSIN

Parabéns!! Relato altamente inspirador!

30/01/2013 - MÚSSIA

Parabéns pelo excelente trabalho no Hospital Moinhos de Vento! Sucesso a toda equipe!

20/01/2013 - CLARISSA GRACIOLLI

Dra. Shirley parabéns pela conquista, seu trabalho é inovador. Parabéns para você e a equipe de farmacêuticos,e agradeço a oportunidade de ter participado alguns dias desta experiência . Continuemos a inovar na Farmácia Hospital.

20/10/2012 - DIRCE INÊS SILVA

Dra Shirley, sua experiência nos mostra que com muito trabalho e com resultados podemos sempre avançar e ganhar a confiança dos gestores. Parabéns pela inspiração que é e obrigada por compartilhar sua trajetória conosco. A SBRAFH se orgulha em tê-la como sócia!

17/10/2012 - HELAINE CARNEIRO CAPUCHO

Shirley, parabéns pelo excelente desenvolvimento de trabalho realizado ao longo desses anos! Que possamos sempre seguir crescendo e melhorando nossos processos em farmácia hospitalar!

17/10/2012 - ALEXANDRE TATIT

Deixe seu comentário: (Máx. 255 caracteres) - Obs.: Os comentários somente são publicados após serem revisados pelo moderador responsável
Nome: