Clique para ampliar


Outubro Rosa - Andiara Neuwiem
"Sou Andiara, tenho 37 anos e tive o diagnóstico de câncer de mama. O tipo do meu câncer de mama não é comum, é o carcinoma oculto da mama, que é quando não é encontrado nenhum tumor nas mamas mas existe metástase de adenocarcinoma em linfonodos nas axilas. Estima-se que o câncer oculto de mama represente 0,3 a 1% de todos os cânceres de mama.

A maneira como eu descobri foi fazendo um exame de ultrassom, numa consulta de rotina com meu mastologista. Eu não sentia nada mas, nesse ultrassom, o meu médico viu que meus linfonodos na axila esquerda estavam inchados. A partir daquele momento comecei a trilhar um caminho diferente na minha vida. Um caminho que pareceu ser muito assustador no começo mas que tem me trazido muitas coisas maravilhosas além das "dores". Digo até que tem muito mais coisas boas do que ruins. Não estou dizendo que é fácil, mas quem disse que viver é fácil?

Ter o diagnóstico de um câncer assusta muito e uns dos primeiros medos que tive foi de morrer, mas conforme você vai assimilando a ideia, percebe que não é o fim do mundo e que há várias possibilidades de tratamento e cura. Eu sou farmacêutica e trabalho num hospital e mesmo sendo da área da saúde quando a situação acontece conosco é muito diferente, parece até que desaprendi muita coisa, mas o fato de estar me tratando com amigos é reconfortante e me sinto muito amparada.

Para mim, o câncer, veio como um sinal de que eu precisava cuidar mais de mim e que este caminho seria de grande aprendizado com vários sinais e lições de Deus. Em nenhum momento fiquei revoltada, pelo contrário, tive o sentimento de "respeito" pela doença e faço a seguinte reflexão: "Qual o significado de eu ter que percorrer este caminho?" e conforme o caminho vai sendo percorrido muitas respostas eu vou "encontrando"!

Tenho o privilégio de ter um marido e filho maravilhosos e companheiros, assim como uma família e muitos amigos especiais.Também conquistei novas amizades e tenho recebido muito carinho da família, amigos e conhecidos, mensagens de fé, força, conforto e amor. Não consigo expressar somente com palavras o quanto isso é valioso e o quanto tem me ajudado!

Deus realmente nos dá a oportunidade de enxergarmos a vida de forma diferente, nos direcionando a dar mais atenção às coisas que realmente importam.

Ainda estou em tratamento, já acabei as sessões de quimioterapia em agosto, fiz a mastectomia na última semana de setembro e após farei radioterapia, mas, apesar do cansaço, estou tranquila e muito feliz de ter uma vida tão maravilhosa.

Uma das lições que tenho aprendido:
Ter fé em Deus e gratidão por tudo na vida tem ajudado a trilhar esse caminho com serenidade!"




Creditos: Andiara Neuwiem