— Farmacêuticos cuidando da saúde e do bem estar das pessoas —
Contato  |   Associe-se
Associados/Login
Email:
Senha:
Quarta, 16 de Agosto de 2017
:: Sobre a SBRAFH/COSUDEFH
 
COSUDEFH
COSUDEFH – Coordinadora Sudamericana para el Desarrollo de la Farmacia Hospitalaria:

A Coordinadora Sudamericana para el Desarrollo de la Farmacia Hospitalaria - COSUDEFH, é formada por Sociedades Técnico-Científicas de Farmácia Hospitalar de diversos países da América do Sul e pelo México.

As sociedades-membro se uniram a fim de desenvolver um modelo de farmácia hospitalar para a Região, além de estabelecer cooperação para intercâmbio de conhecimento, experiências, incluindo a realização de um congresso anual, o Congresso Sulamericano de Farmácia Hospitalar, atividades das quais os maiores beneficiários são os sócios das diferentes entidades.

Como tudo começou:

Em 2008, foi realizado o 1º Encontro Latino-Americano de Farmácia Hospitalar em Valência, na Espanha.
Havia um número importante de participantes de diferentes países da América do Sul e o encontro foi propício para iniciar um caminho de integração e desenvolvimento conjunto entre as sociedades de farmácia hospitalar dos países representados.
Foi firmado, então, um primeiro acordo com as Sociedades de Farmácia Hospitalar da Argentina, Brasil (SBRAFH), Chile, Peru, Venezuela, México e República Dominicana: estava criada, em 24 de Outubro de 2008, a Coordinadora Iberolatinamericana de Farmacia Hospitalaria.
O objetivo do acordo foi estabelecer linhas de trabalho em conjunto para ajudar o crescimento contínuo da farmácia hospitalar na América do Sul, em solidariedade com os colegas que estão começando sua jornada para a formação de uma sociedade científica que inclui e integra os países em nossas diferentes realidades e necessidades. Como resultado deste acordo, houve o aumento da participação de membros das sociedades latino-americanas, e em Lima, ratificaram um novo acordo.
No Congresso da Asociación Argentina de Farmacéuticos de Hospital, em 2010, que ocorreu em Posadas, Misiones, foi convocada pela primeira vez quase todos os países da América do Sul: Peru, Chile, Uruguai, Brasil, Bolívia, Paraguai e Colômbia. Na ocasião Uruguai, Paraguai, Colômbia e Bolívia foram agregados à COSUDEFH – Coordinadora Sudamericana para el desarrollo de la Farmacia Hospitalaria. Esse novo encontro ratificou o acordo firmado em Lima. Foi reavaliado o objeto de sua existência com a incorporação de pareceristas científicos da Espanha, Dr. Sanjurjo e Dr. Herranz, para auxiliar no desenvolvimento da farmácia hospitalar da América do Sul.
Em dezembro de 2011, em Santiago do Chile, durante o VII Congresso da Farmácia Hospitalar a COSUDEFH se reuniu e houve, na ocasião, exposição sobre as realidades da farmácia hospitalar de cada país. Foi, então, assinado um acordo sobre a realização de um levantamento sobre a situação da farmácia hospitalar em cada país componente da Coordinadora.
Até 2012, a Secretária (Coordenadora) da COSUDEFH foram as Presidentes da Asociación Argentina de Farmacéuticos de Hospital , Dra.Silvia Campos e Dra. Marcela Rousseau.
Em 21 a 24 de novembro de 2012, houve a celebração do primeiro produto desta parceira, um congresso construído em colaboração entre os diversos países, tendo a SBRAFH colaborado com a organização do mesmo: a primeira conferência conjunta, que ocorreu na cidade de Mar del Plata, Argentina: constitui-se 1º Congresso Sulamericano de Farmácia Hospitalar.

O Brasil na COSUDEFH:
A SBRAFH assinou o acordo em 2008 e ratificou em 2009, no Chile, demonstrando interesse em participar do desenvolvimento da COSUDEFH.

Em 2012, participando ativamente das atividades do COSUDEFH e da organização do 1º Congresso Sulamericano, foi eleita a Secretaria da COSUDEFH (Coordenação). ra Helaine Capucho, então Presidente da SBRAFH, assumiu oficialmente como Secretária da COSUDEFH no dia 24 de novembro de 2012, em Mar Del Plata, na ocasião do encerramento do I Congreso Sudamericano de Farmacia Hospitalaria.

Além disso, a participação da SBRAFH se deu cedendo a Revista Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde que passou a ser a publicação oficial das Sociedades dos países membros da COSUDEFH.

Por fim, o Brasil sediará o II Congresso Sulamericano de Farmácia Hospitalar, que será realizado junto ao IX Congresso Brasileiro, nas datas de 14 a 16 de novembro de 2012 em São Paulo.

Para saber mais acesse:

Declaracion de Mar Del Plata 2012

Ata de Reunião da COSUDEFH, Mar Del Plata, 2012



Sociedad Boliviana de Ciencias Farmacéuticas

Asociación de Químicos Farmacéuticos del Paraguay

Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde


Parceiros institucionais nacionais

Parceiros institucionais internacionais
® 2005-2017 - Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde - Todos os direitos reservados
Rua Vergueiro, 1855 - 11. Andar - Vila Mariana CEP 04101-000 - São Paulo/SP - Fone/Fax: 011 5083-4297