Revista Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde
Brazilian Journal of Hospital Pharmacy and Health Services
Revista Brasileña de Farmácia Hospitalaria y Servicios de Salud
Sexta, 22 de Março de 2019 ISSN impresso: 2179-5924
ISSN online: 2316-7750
:: Números Temáticos
 
Revista Associada
 

CHAMADA PÚBLICA DE ARTIGOS PARA NÚMERO TEMÁTICO

Tema: Evidências do cuidado farmacêutico nos resultados clínicos em saúde

 

A proposta deste número temático é conhecer e divulgar os resultados dos serviços de farmácia clínica, visando ampliar o conhecimento e a discussão sobre a atuação técnica-científica do farmacêutico junto a equipe multidisciplinar nos desfechos sanitários no Brasil e demais países da América Latina
Serão recebidos trabalhos completos em português, inglês ou espanhol, resultantes de pesquisa original ou revisão sistemática.
Todos os artigos devem ser submetidos pela plataforma online da revista http://www.sbrafh.org.br/rbfhss/index/ até o dia 30 de dezembro de 2016. O número está previsto para publicação e lançamento no XI Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar, que será realizado em Brasília entre 15 e 17 de junho de 2017. No caso de aprovação de um número inferior ao necessário para publicação do número temático, a publicação dos trabalhos se dará nos números regulares da Revista.
Os artigos serão submetidos à avaliação por pares, em sistema blind review, de acordo com as instruções aos autores da Revista Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde.

INFORMAÇÕES GERAIS
A RBFHSS oferece aos pesquisadores brasileiros e da América Latina, publicações científicas validadas, revisões sistemáticas e outras, cooperando para o avanço do conhecimento na área de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde. Traz também tendências conceituais, sociais e políticas que indicam a direção geral das atividades de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde no Brasil e demais países da América Latina.
A RBFHSS é distribuída aos profissionais da saúde, técnicos, pesquisadores, professores e alunos, tanto no Brasil como em outras partes do mundo.
A RBFHSS tem o seu Website em: http://www.sbrafh.org.br/rbfhss/, onde todo o seu conteúdo está disponível para download.
B. CRITÉRIOS GERAIS PARA ACEITAÇÃO DO ARTIGO:

A Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (SBRAFH) detém os direitos autorais do material publicado na RBFHSS.
A seleção de manuscritos para publicação é baseada nos seguintes critérios: adequação do tema para a revista; solidez científica, originalidade, contribuição para o avanço do conhecimento e atualidade da informação. Os artigos deverão satisfazer às normas de ética em pesquisa que regem a experimentação com humanos e outros animais, seguindo as regras para publicação (vide seção D). O não atendimento ao descrito implica em razões para rejeitar o artigo.
Os autores são os únicos responsáveis pelas opiniões expressas, que não necessariamente refletem a opinião da RBFHSS. A menção de determinadas companhias ou produtos comerciais não implica que os aprove ou recomende de preferência a outros de natureza similar. Os autores deverão declarar a existência de conflitos de interesse.
Os manuscritos que não cumpram com as regras de envio não serão aceitos. Recomendamos que, para ter certeza que eles estão seguindo o formato padrão da RBFHSS, os autores revejam todos esses critérios, bem como rever um ou dois artigos publicados nesta revista, antes de submeter seus artigos para apreciação.
Caso seja aceito, os autores deverão se responsabilizar por providenciar certificados de revisão dos resumos ou texto completo em língua inglesa e espanhol.
A revista poderá recusar a publicação de qualquer manuscrito cujos autores não consigam responder a questões editoriais de forma satisfatória.

C. ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO MANUSCRITO

C.1. Formatação obrigatória:

  • Formato A4 (210 x 297mm);
  • Margens de 2,5cm em cada um dos lados;
  • Letra Arial 12;
  • Espaçamento duplo em todo o arquivo;
  • As tabelas e quadros devem estar inseridos no texto, numerados consecutivamente com algarismos arábicos, na ordem em que foram citados no texto e não utilizar traços internos horizontais ou verticais;
  • As notas explicativas devem ser colocadas no rodapé das tabelas e não no cabeçalho ou título;
  • Notas de rodapé: deverão ser indicadas por asteriscos, iniciadas a cada página e restritas ao mínimo indispensável;
  • Figuras (compreende os desenhos, gráficos, fotos etc.) devem ser desenhadas, elaboradas e/ou fotografadas por profissionais, em preto e branco. Em caso de uso de fotos os sujeitos não podem ser identificados ou então possuir permissão, por escrito, para fins de divulgação científica. Devem ser suficientemente claras para permitir sua reprodução em 7,2cm (largura da coluna do texto) ou 15cm (largura da página). Para ilustrações extraídas de outros trabalhos, previamente publicados, os autores devem providenciar permissão, por escrito, para a reprodução das mesmas. Essas autorizações devem acompanhar os manuscritos submetidos à publicação. Devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, na ordem em que foram citadas no texto. Serão aceitas desde que não repitam dados contidos em tabelas. Nas legendas das figuras, os símbolos, flechas, números, letras e outros sinais devem ser identificados e seu significado esclarecido. As abreviações não padronizadas devem ser explicadas em notas de rodapé, utilizando símbolos, como *, #, _,_;
  • Numerar as referências de forma consecutiva, de acordo com a ordem em que forem mencionadas pela primeira vez no texto (estilo Vancouver). Identifica-las no texto por números arábicos e sobrescrito, sem menção dos autores. Quando se tratar de citação sequencial, separe os números por traço (ex.: 1-2); quando intercalados use vírgula (ex.: 1,5,7). Devem ser listados apenas os três primeiros autores: os outros devem ser indicados pelo termo “et al”. O formato das referências, usando abreviações de acordo com o Index Medicus é o seguinte:

Periódicos: Último nome(s), seguido das iniciais para os três primeiros autores. Os autores devem ser separados por vírgula. Título do artigo. Nome do Periódico (em itálico), Ano, Volume(Fascículo): Número das páginas.
Exemplo: Silva LC, Paludetti LA, Cirilo O. Erro de Medicamentos em Hospitais da
Grande São Paulo. Revista SBRAFH, 2003, 1(1):303-309.
Livros: Último nome(s), iniciais dos primeiros três autores. Título do livro (em itálico), edição. Cidade, editora, ano: páginas ou último nome(s)
Capítulo de Livros: Último nome(s), iniciais dos primeiros três autores. Nome do capítulo. “In”: Nome do Editor (ed), Título do livro (em itálico), edição. Cidade, editora, ano: páginas.
Internet: Proceder como no caso de periódicos ou capítulo de livros, o que for mais adequado. Ao final da referência adicionar “disponível em (citar o endereço completo), data e horário de consulta”.

Tabela 1. Formatação obrigatória de cada tipo de artigo:

 

Artigo
Original

Artigo de
Revisão

Título
(caracteres incluindo espaço)

100

100

Resumo
(nº máx. de palavras)

250

250

Corpo do Texto
(nº máx. de palavras, incluindo referências)

6000

8000

Nº máx. de tabelas e figuras

6

5

Observação: O título, resumo e descritores devem ser apresentados em português, inglês e espanhol, independente do idioma do artigo.

C.2. Orientações adicionais

  • Título: Recomenda-se que o título seja breve e inclua apenas os dados imprescindíveis, evitando-se que sejam muito longos, com dados dispersos e de valor não representativo. Palavras ambíguas, jargões e abreviaturas devem ser evitados. Um bom título torna fácil entender sobre o que é o manuscrito e ajuda a catalogar e classifica-lo com precisão. O título deve ser apresentado em português, inglês e espanhol.
  • Autores: O sistema de submissão online manuscrito irá registrar o nome, instituição e informações de contato de cada autor, quando um manuscrito é submetido. Estas informações DEVEM SER OMITIDAS do texto apresentado integralmente, a fim de manter a confidencialidade dos autores durante a revisão pelos pares. Apenas aqueles que participaram diretamente da pesquisa ou da elaboração do artigo e, portanto, em condições de assumir responsabilidade pública pelo seu conteúdo, podem ser listadas como autores. Inclusão de outras pessoas como autores, por amizade, reconhecimento, ou outra motivação não científica, é uma violação da ética.
  • Resumo: Todo artigo original ou revisão deve ser acompanhado por um resumo estruturado nas seguintes seções: (a) Objetivos, (b) Métodos, (c) Resultados e (d) Conclusões. Deverão ser encaminhados os resumos em português, espanhol e inglês. Outros tipos de manuscritos devem ser acompanhados de um resumo não estruturado, também nas três línguas. O resumo não deve incluir todas as informações ou conclusões que não aparecem no texto principal. Ele deve ser escrito na terceira pessoa e não devem conter notas ou referências bibliográficas. O resumo deve permitir aos leitores determinar a relevância do artigo e decidir se querem ou não estão interessados em ler o texto inteiro. O resumo é muito importante, pois é a única parte do artigo, além do título, que aparece nos diferentes bancos de dados. É o “cartão de visitas” para o seu artigo.
  • Descritores: deverão ser apresentados de 3 a 6 descritores que auxiliarão na indexação dos artigos, nos respectivos idiomas (português, inglês e espanhol). Para determinação dos descritores, consultar o site:http://decs.bvs.br/ ou MESH - Medical Subject Headings http://www.nlm.nih.gov/mesh/MBrowser.html. Caso não encontre descritor correspondente, defina palavras-chave.
  • Abreviaturas: Utilize somente abreviações padronizadas internacionalmente;
  • Depoimentos de sujeitos: Depoimentos dos sujeitos deverão ser apresentados em itálico, letra Arial, tamanho 10, na sequência do texto. Ex.: a sociedade está cada vez mais violenta (sujeito 1).
  • Referências: Sugere-se incluir as referências estritamente pertinentes à problemática abordada e evitar a inclusão de número excessivo de referências numa mesma citação. Recomenda-se incluir contribuições sobre o tema do manuscrito já publicadas na RBFHSS e na Revista Farmacia Hospitalaria, publicação da Sociedade Espanhola de Farmácia Hospitalar. A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores.

 

Em todos os manuscritos deverão ser destacadas as contribuições para o avanço do conhecimento na área da farmácia hospitalar e demais serviços de saúde.

C.3. Arquivo do artigo:
O arquivo do artigo também deverá apresentar, na primeira página, o título, o resumo e os descritores, nessa sequência, nos idiomas português, inglês e espanhol.
Não deve apresentar o nome dos autores e nem sua filiação ou qualquer outra informação que permita identificá-los.

C.4. Documentação obrigatória:
No ato da submissão dos manuscritos deverão ser anexados no sistema online os documentos:
− Cópia da aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa ou Declaração de que a pesquisa não envolveu sujeitos humanos de forma direta ou indireta (no caso de revisões);
− Formulário individual de declarações, preenchido e assinado.

Ambos os documentos deverão ser digitalizados em formato JPG.
Outras informações: rbfhss@sbrafh.org.br

 



Parceiros
Revista RBFHSS - Revista Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde
® 2010-2019 - Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde - Todos os direitos reservados
Rua Vergueiro, 1855 - 11. Andar - Vila Mariana CEP 04101-000 - São Paulo/SP - Fone/Fax: 011 5083-4297
Desenvolvido e Mantido por: LAB Graphic