Revista Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde
Brazilian Journal of Hospital Pharmacy and Health Services
Revista Brasileña de Farmácia Hospitalaria y Servicios de Salud
Sábado, 16 de Fevereiro de 2019 ISSN impresso: 2179-5924
ISSN online: 2316-7750
::
 
Revista Associada
 
Volumes: 12345678 Números: 1234

DELINEAMENTO, MANIPULAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PÓS DIVIDIDOS CONTENDO CAPTOPRIL PARA USO PEDIÁTRICO
Bruna David de Souza, Raphael Fernando Boiatti, Denilton Silva Costa, Juliana Aparecida Severi, Janaina Cecília Oliveira Villanova

Introdução: Pacientes pediátricos representam um grande desafio no que diz respeito a adesão à farmacoterapia, especialmente quando os medicamentos são prescritos como formas farmacêuticas sólidas orais. Cápsulas ou comprimidos não são adequadas para crianças e contribuem para a prescrição de medicamentos não licenciados para esta faixa etária. Neste contexto, considerar a preparação do fármaco em outra forma de apresentação é atribuição do profissional farmacêutico.

Objetivo: No presente trabalho foi proposta a preparação de pós medicamentosos divididos contendo 6,25 mg de captopril destinados à reconstituição imediatamente antes do uso. Inicialmente, o captopril grau farmacêutico foi submetido a ensaios de controle de qualidade e os excipientes foram selecionados com base na solubilidade.

Métodos: a qualidade do captopril grau farmacêutico foi avaliada empregando métodos descritos em compêndios oficiais ou validados, para descrição (aspecto), identificação (espectrofotometria na região do infravermelho), pesquisa da pureza (faixa de fusão, pesquisa de solubilidade e pH) e análise do teor (doseamento por ultravioleta). As preparações foram obtidas por diluição geométrica. As formulações obtidas tiveram o aspecto, o peso médio, o teor e a uniformidade de dose avaliados, segundo especificações de compêndios oficiais.

Resultados: O captopril matéria-prima e os pós divididos cumpriram com os requisitos de qualidade. O uso da sacarose e do sorbitol pó como diluentes únicos, bem como o emprego da associação dos mesmos com a lactose, mostrou ser viável para a preparação das formulações, uma vez que originaram soluções límpidas, claras, sem partículas em suspensão e adocicadas.

Conclusões: De acordo com a avaliação dos resultados de controle de qualidade pode-se inferir que foi possível preparar pós medicamentosos divididos contendo 6,25 mg de captopril, contribuindo para minimizar a carência de informações acerca de formulações anti-hipertensivas para uso pediátrico.

Descritores: Pediatria, captopril, pós medicamentosos divididos

Resumo/Abstract/Resumen => Português | English | Español Artigo/Article/Articulo => Português |  English |  Español


Parceiros
Revista RBFHSS - Revista Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde
® 2010-2019 - Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde - Todos os direitos reservados
Rua Vergueiro, 1855 - 11. Andar - Vila Mariana CEP 04101-000 - São Paulo/SP - Fone/Fax: 011 5083-4297
Desenvolvido e Mantido por: LAB Graphic