Pesquisa realizada pela Sbrafh é publicada como artigo na revista Research, Society and Development

0
256

“Escassez de medicamentos e outros produtos nos serviços de saúde brasileiros no cenário imposto pela COVID-19” é o título do artigo, escrito em uma parceria da Sbrafh com autores da UFG, SAMU-DF e UFRJ.

A pesquisa realizada em 2020, “Diagnóstico situacional dos serviços farmacêuticos em hospitais brasileiros durante a pandemia pela Covid-19” foi utilizada pelos pesquisadores, como ferramenta de investigação e descrição dos recursos medicamentosos e materiais de saúde em falta nos serviços brasileiros durante a pandemia.

O estudo revelou que 84% dos hospitais e serviços de saúde participantes indicaram falta de medicamentos e outros produtos para saúde. Houve relatos de escassez de itens considerados essenciais no manejo de pacientes críticos, corroborando a percepção de que esse foi um desafio significativo para a assistência farmacêutica em diversos serviços brasileiros durante a pandemia de COVID-19.

Acesse o artigo “Escassez de medicamentos e outros produtos nos serviços de saúde brasileiros no cenário imposto pela COVID-19” em https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/27928