• RESPONSÁVEL
    Responsável Id Inscrição: 000000 Nome: BELMIRO MORGADO JUNIOR CPF: 304.244.528-39

    RESUMO
    Enviado: 17/04/2017 Status: APROVADO POSTER
    Título: PRESCRIÇÃO ASSERTIVA, ACESSO E ADESÃO FARMACOTERAPÊUTICA NA SAÚDE PÚBLICA: TESTE DE PROGRESSO
    Resumo

    INTRODUÇÃO: O tratamento de doenças crônicas, sobretudo, as não transmissíveis, geralmente inclui o uso em longo prazo de medicamentos. Embora estes sejam eficazes no combate ou controle das doenças, os seus benefícios muitas vezes não se realizam porque os pacientes não têm adesão ao tratamento. Os fatores que contribuem para a baixa adesão são inúmeros, sendo um dos principais motivos as reações adversas, o custo e o acesso ao medicamento através da saúde pública. Na educação médica, o Teste de Progresso (TPMed) é um dos métodos que permite a comparação do desempenho, através da equalização dos resultados, antes e depois da intervenção. OBJETIVO: Através de teste de progresso, avaliar os conhecimentos dos internos de medicina, no tocante da qualidade nas prescrições e formas de acesso aos medicamentos através da saúde pública, durante estágio no ambulatório de farmacologia clínica. MÉTODO: O TPMed é uma avaliação cognitiva longitudinal, tem por finalidade observar o desempenho dos alunos e a relevância do escopo contemplado no estágio, na construção do conhecimento e relacionamento multiprofissional, durante o estagio no ambulatório de farmacológica clínica de hospital escola no noroeste do interior paulista. O programa de ensino na prática composto por quatro encontros ao longo de um mês, com carga horária média total de 12h, incluindo debates, dinâmicas e discussão de casos clínicos. O trabalho foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa, sendo aprovado com nº 1.891.541, sendo facultativa participação através de consentimento livre e esclarecido. RESULTADOS: Amostra composta por 22 participantes, obtendo a porcentagem de acerto, antes e depois do estágio, nas questões relacionadas ao manejo farmacológico e acesso de alternativas disponíveis na saúde pública: 45,8 para 91,7%; Proporção entre dose e resposta farmacológica: de 37,5 - 100%; Tipo de receita e acesso via saúde pública: 41,7 – 87,5%; Protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas: 20,8 – 87,5%; Prescrição de antimicrobianos conforme RDC 20: 33,3 – 100%; Prescrição de medicamento controlado – validade, quantidade e tipo de receita: 62,5 – 70,5%; Prescrição assertiva - conformidade com o Protocolo de Segurança do Paciente: 54,2 – 100%. Mediana de acerto, antes e depois: 2,96/7 (42%) – 6,38/7 pontos (91%). CONCLUSÃO: é possível inferir que atividades multiprofissionais complementam competências na formação médica de qualidade, considerando fatores humanísticos relacionados acesso para melhor adesão e assim obter-se a eficácia pretendida nos tratamentos prescritos. Análises complementares relacionadas à natureza das demandas são necessárias para avaliar a performance do serviço, intervir na causa raiz e contribuir, sobretudo, na assistência e cuidado ao paciente.

    Palavras-Chaves: Adesão à Medicação; Ambulatório Hospitalar; Educação Médica
     
    Autor: BELMIRO MORGADO JUNIOR
    Instituição: FIPA
    E-mail: belmiro.morgado@padrealbino.com.br Estado: SP
     
    Co-Autor #1: ELISANETE VIEIRA SILVA
    Instituição: FIPA
    E-mail: administracao.hec@padrealbino.com.br Estado: SP
     
    Co-Autor #2: BENEDITO CARLOS RODRIGUES
    Instituição: FIPA
    E-mail: benedito.rodrigues@padrealbino.com.br Estado: SP
     
    Co-Autor #3: RICARDO ALESSANDRO TEIXEIRA GONSAGA
    Instituição: FIPA
    E-mail: novo02@uol.com.br Estado: SP
     
    Co-Autor #4:
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    Co-Autor #5:
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    Co-Autor #6:
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    Co-Autor #7:
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